Bate papo em escolas, bibliotecas e feiras literárias

Os meus títulos têm sido utilizados em turmas do Ensino Fundamental 1 em diversas escolas de Florianópolis e em outras cidades do Brasil.

Para um bate papo com a escritora faça contato e agende uma visita!





Formação de professores no uso de livros informativos com temáticas ambientais

Público alvo: Professores de Ciências do Ensino Fundamental 1

O que é:

O livro informativo (também denominado não-ficção) transmite determinado conhecimento de forma compreensível, com textos e formato atraentes, trazendo experiência de prazer durante a leitura. No Brasil existem diversos títulos de livros informativos que abordam temáticas ambientais, já publicados por autores brasileiros e estrangeiros. Muitos desses livros exercem o papel de despertar a curiosidade e perguntas nas crianças, ajudando na construção do conhecimento.

Os objetivos dessa formação são:

  • Apresentar livros de diferentes autores (nacionais e internacionais);
  • Reconhecer o livro informativo, identificar as diferentes formas de apresentação de um livro informativo, os temas ambientais abordados, o papel da ilustração  e o conteúdo dos textos;
  • Práticas de utilização do livro informativo em sala de aula.

Carga horária: 9 horas (3 aulas, 3 h/aula)





Formação de professores em práticas de Alfabetização Ecológica

Público alvo: Professores de Ciências do Ensino Fundamental 1 e 2

O que é:

Na década de 1980 o biólogo norte americano Edward Wilson cunhou o conceito denominado biofilia, cuja palavra pode ser entendida como “afeição à vida”. As ideias contidas nesse conceito buscam explicar as causas da afinidade emocional e inata da nossa espécie para com os organismos vivos do mundo natural. A biofilia também prediz que as crianças naturalmente apresentam curiosidade em relação ao mundo natural e que as curiosidades surgidas durante a infância devem ser nutridas por nós adultos.

Os objetivos dessa formação são:

  • Apresentar as bases teóricas dos conceitos biofilia e Alfabetização Ecológica;
  • A aplicação da biofilia no bem estar emocional;
  • Exemplos de práticas de Alfabetização Ecológica;
  • Realização de práticas em campo.

Ao final desta formação, o professor estará apto a:

  • Preparar aulas de campo para alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, de forma a estimular a curiosidade e o prazer em estar contato com a natureza.
  • Oferecer atividades contextualizadas aos conteúdos do Plano de Ensino de Ciências, a fim de estimular no aluno o prazer em aprender ciências.
  • Expandir o conhecimento do aluno através da observação naturalística.
  • Estimular no aluno a realizar registros de campo e o pensamento científico.

40 a 50% da formação são com aulas de campo.

Carga horária: 16 horas (4 aulas, 4 h/aula)

Experiência no tema: Realização de Alfabetização Ecológica na Escola Sarapiquá (Florianópolis, SC) no Ensino Fundamental: 3º, 4º, 6º e 7º anos.





Preparação de conteúdo para livros, guias e mídias digitais

Nos últimos anos tenho preparado textos para revistas, guias e games, com conteúdos na área da zoologia, botânica, comportamento animal e meio ambiente. Alguns exemplos são mostrados nesse site. Caso você tenha interesse em contratar os meus serviços, entre em contato!





back to top