Conhecendo a natureza eu previno os desastres

Este é um livro digital interativo, pelo qual a criança é apresentada aos diferentes tipos de desastres naturais que ocorre em nosso imenso país. Através de um texto descomplicado as crianças entendem como e porque eles ocorrem e conhecem as maneiras de preveni-los para que causem menos danos e perdas para todos nós. Além disso, as interatividades simulam as atividades de livros pop-up (livros em se deve abrir alguma dobradura para ter acesso a informação).

Financiamento: Governo Federal
Texto e produção de conteúdo: Cristina Santos
[Desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina; coordenador do projeto: Emílio Takase; programação: Matheus Blank; roteiro, ilustração e projeto gráfico: Manuela Cunhas; interatividade e integração: Luciano Caminha Junior; web e integração: Diego Schmaedech; realizado em parceria com o CEPED/UFSC]

Mata Atlântica, o bioma onde eu moro

Mata Atlântica, o bioma onde eu moro, é um game que estimula o conhecimento da biodiversidade. Está baseado no conceito de edutenimento (educar e divertir) e contribui para o conhecimento de 36 animais dos ecossistemas encontrados no estado de Santa Catarina. O game possui quatro tipos de jogos, dentre eles o quebra-cabeça e o sudoku. Ao avançar as etapas do jogo, o jogador poderá ter acesso a uma ficha descritiva de cada animal e conhecer detalhes sobre o seu comportamento e os demais ecossistemas em que ele também vive. Esse game auxiliou a introdução da tecnologia multimouse no Brasil, a qual permite o uso de dois mouses conectados a um único computador e com jogadores interagindo simultaneamente, o que promove a colaboração e a cooperação entre a dupla de crianças enquanto jogam. É recomendado pelo Ministério da Educação (MEC) através do Guia de Tecnologias Educacionais, publicado em 2013.

Financiamento: FAPESC
Texto e produção de conteúdo: Cristina Santos
[Desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina; coordenador do projeto: Emílio Takase; programação: Matheus Blank; arte e produção gráfica: Ana Beatriz Bahia; interatividade: Luciano Caminha Junior]

 

back to top