Nasci em Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, mas quando eu era muito pequena minha família mudou-se para Niterói. Entre os 12 e 15 anos tive a sorte de passar as férias escolares acampando com a minha família em diversos lugares no Brasil. Acredito que o recorrente contato com a natureza, repleto de alegria e descobertas, exerceu influência nas minhas escolhas ao me tornar adulta.

Eu sou bióloga e durante quase quinze anos estudei o comportamento de algumas espécies de primatas brasileiros que vivem na Mata Atlântica. Nesse período fiz o meu mestrado, doutorado e muitas pesquisas sobre a vida deles. Esse foi um dos momentos mais interessantes da minha vida, pois aprendi a observar e a entender como os animais se relacionam entre si e com o mundo natural.

Desde 1997 vivo em Florianópolis, uma cidade cercada de lindas paisagens naturais que mudam de cor a cada estação do ano. O quintal da minha casa se interliga com uma mata, na qual observo muitas aves de todos os tamanhos e cores: tangarás, sabiás, saíras, saís-azuis, sanhaçus, aracuãs, saracuras, tucanos, gralhas-azuis… A cada primavera, os morros cobertos pela floresta se colorem de amarelo com as flores dos garapuvus. O mar gelado do inverno exibe o mais belo dos espetáculos, quando se transforma em berçário das baleias Franca vindas da Antártida com os seus filhotes.

O convívio com meu filho, que nasceu em 2001, foi a grande motivação para que eu começasse a escrever para as crianças. O desenvolvimento de um olhar mais profundo sobre as questões ambientais tem sido um norteador para a escolha dos temas que desejo explorar nos livros que escrevo. Pensar em como apresentar o inestimável patrimônio natural brasileiro é um grande desafio no meu trabalho como escritora. Viver num lugar onde é possível observar tanta beleza também exerce grande influência no processo criativo.

Adoro viajar e conhecer lugares que ainda mantêm paisagens naturais. Em todos os estados brasileiros existem lugares lindos, repletos de natureza, para serem conhecidos e reverenciados.  Muitas das viagens que faço servem de inspiração para um novo livro!

Cristina Santos has been living in Florianópolis since 1997, the capital of the state of Santa Catarina. She is a biologist and PhD in Animal Behavior. Passionate about the Brazilian nature, she has been dedicating herself to transmitting her knowledge about animals and environmental themes to children, through informative books with easy-to-understand language. Having worked herself as a wildlife biologist tracking primate populations, Cristina Santos brings firsthand enthusiasm to her work as well as knowledge gleaned from the field. The illustrations show the beauty of the natural world, besides adding information about all scientific themes. In Brazil, some books written by Santos were already selected by the Ministry of Education and Culture for the Program of Library in Public Schools and also selected by the National Foundation for Children and Youth Book.

back to top