Escolas municipais de Macapá recebem 1,5 mil livros sobre educação ambiental – Matéria no Globo G1
Foto: Carlos Alberto Jr/G1

Com o intuito de incentivar a leitura e a consciência ambiental ao mesmo tempo, uma parceria entre a prefeitura de Macapá e o Ministério Público do Trabalho (MPT) resultou na doação de 1,5 mil livros didáticos para alunos do 4º ano, de 13 escolas municipais.

Escolhemos um livro que é didático e que conversa diretamente com os alunos. Uma vez que a intenção é também incentivar a leitura. Para isso o livro escolhido é divertido, informativo e de fácil leitura…

Prefeitura e Ministério Público do Trabalho entregarão 1.500 livros para alunos da Rede Municipal – Matéria no site da Prefeitura Municipal de Macapá

A escolha do livro, de autoria de Cristina Santos e ilustração de Freekje Veld, não foi aleatória. “Está fundamentada em um trabalho de construção de uma geração cuidadora, indo ao encontro do programa Macapá mais bonita, sem dengue e sem zica, implementado nas escolas municipais em 2015…

Matéria na Revista Ciência Hoje das Crianças sobre o livro Eu produzo menos lixo!

Pensar sobre como nosso estilo de vida gera lixo e o que fazer com ele é o objetivo deste livro. Ele traz também uma reflexão importante: precisamos repensar nossas atitudes e recusar – ou seja, deixar de usar ou de comprar – coisas sem muita utilidade. Eu, você, todo mundo pode ajudar a produzir menos lixo!

“Os 5 erres do lixo”, artigo publicado na revista Ciência Hoje das Crianças

Os cinco erres – ou 5Rs – não são os super-heróis do momento. Na verdade, trata-se de uma proposta para a conservação do meio ambiente que tem o objetivo de nos conscientizar e nos levar a gerar menos lixo. É hora de termos uma conversa sobre os cinco erres!

Matéria do Dauro Veras sobre o livro A vida secreta das formigas

O resultado foi uma publicação de alta qualidade, que reproduz a vida desses insetos em seus habitats naturais e traz informações que nos ajudam a entender a sua importância para o equilíbrio da natureza. Vistas como inimigas porque destroem jardins, elas na verdade apenas reagem ao desequilíbrio ambiental. São grandes semeadoras, ao limpar os restos de frutos que recobrem as sementes e assim reduzir as chances de que apodreçam no chão úmido da mata.

Matéria na Revista Ciência Hoje das Crianças sobre o Manual contra desastres

Entre um clique e outro, você aprende sobre deslizamento de encostas, chuva de granizo e até seca. Cada tipo de desastre traz uma seção explicando por que ele ocorre e como agir caso aconteça perto de você. Vale dar uma olhada!

Resenha do livro Cada macaco com seu filhote

A autora traz aspectos importantes sobre algumas das famílias de primatas, dentre as 100 (cem) existentes no Brasil. […] Como se comportam no cuidado dos filhotes desde o seu nascimento, desenvolvendo a curiosidade, cooperação, companhia, cuidado, proteção, ensino, laços afetivos, brincadeiras, amizade e aprendizado sobre alimentação, hábitos, perigos e exploração do ambiente.

Resenha do livro O que dizem os animais

Entremeando as cores e os movimentos dos animais, a autora traz informações importantes sobre suas formas de vida com muita leveza. E, ao final da narrativa, para quem quer saber mais, ela disponibiliza o nome científico dos animais, onde moram e outras curiosidades. Acompanha, ainda, o livro um encarte com doze questões para o leitor responder sobre o texto.

Resenha do livro A vida secreta das formigas

O livro tem o caráter informativo, apresentando conhecimentos científicos sobre a vida “secreta” das formigas. Embora o livro seja do gênero informativo, sua narrativa é leve e aproxima o leitor criança das diferentes espécies (formigas-cortadeiras; formigas-de-rodeio; formigas-tecelãs; formiguinha bromélia, entre outras), e permite o conhecimento da diversidade dos habitats e da vida cooperativa desses insetos.

Resenha do livro Florianópolis a capital em uma ilha

A narrativa é desenvolvida em primeira pessoa; é a própria ilha de Florianópolis que conta sua história e, ao mesmo tempo, é a sua protagonista. O enredo é marcado por acontecimentos que ganham vida nas páginas iniciadas com letra capitular. […] A leitura do livro é um delicioso convite a fazer uma incursão pela história da ilha de Florianópolis.

Resenha do livro Abecedário da natureza brasileira

No livro, a autora tenciona apresentar toda a riqueza de vida da natureza brasileira, com intuito de chamar a atenção para a fundamental ameaça à biodiversidade, à ação humana, com os desmatamentos, queimadas, alterações climáticas e mudanças nos ecossistemas. Destaca também ser necessário criar uma rede de proteção, interesse e respeito e, ainda, a importância de conhecer diferentes estruturas de preservação do meio ambiente.

Resenha do livro Um por todos, todos por um: a vida em grupo dos mamíferos

A narrativa traz curiosidades sobre a vida de cada um dos mamíferos, locais onde podem ser encontrados, como se protegem, como se alimentam, o nome cientifico de cada mamífero, entre outras informações. A ilustração complementa as informações e se destaca pelos ricos detalhes utilizados para ilustrar os mamíferos, além das cores escolhidas para complementar as imagens.

Matéria do Departamento de Educação Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram)

O livro e jogo buscam promover conhecimento sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, bem como sensibilizar para as questões ambientais próprias do Estado de Santa Catarina, despertando o senso de cuidado e de preservação da natureza.

back to top