Projeto SustentaMídia Beatriz e o livro informativo “Eu produzo menos lixo”

Neste episódio os estudantes do projeto de contraturno SustentaMídia Beatriz, entrevistaram a autora Cristina Santos, sobre o livro informativo chamado “Eu produzo menos lixo“, bibliografia base no projeto!

Floripa 350 e NDTV em um roteiro para crianças ao redor da Praça 15 de Novembro

Me acompanhe nesta reportagem, juntamente com o repórter Marcelo Cabral, sua filha Teodora e suas duas amigas, à visitas nos destinos contidos no livro Florianópolis para crianças, 10 roteiros a pé pela capital.

Programa SC no Ar – Livro aborda dez roteiros de passeios por Florianópolis e voltados à crianças

Acompanhe os detalhes do livro Florianópolis para crianças, 10 roteiros a pé pela capital nesta entrevista.

Atividades realizadas através do Edital Aldir Blanc

Através do projeto intitulado: Florianópolis para todos: quatro roteiros culturais a pé na capital, foram realizadas quatro oficinas, que são entendidas como percursos ou passeios pela cidade de Florianópolis contemplando patrimônios e paisagens culturais. Os roteiros tiveram como base aqueles mostrados no livro: Florianópolis para crianças: 10 roteiros a pé pela capital, livro de minha autoria publicado através do Edital de Apoio às Culturas 2020 (Prefeitura de Florianópolis). Cada roteiro teve duração mínima de duas horas. Foram eles:

  • Praia dos Ingleses: museus arqueológicos a céu aberto
  • Praia da Joaquina: um passeio para conhecer a história geológica da Ilha
  • Santo Antônio de Lisboa, um lugar repleto de histórias
  • Onde a cidade começou: um percurso ao redor da Praça XV de Novembro

Os passeios tiveram como foco identificar, mostrar, relembrar e discutir as características dos patrimônios históricos do centro histórico da capital, da formação de uma freguesia açoriana (Freguesia Nossa Senhora das Necessidades e Santo Antônio) e paisagens naturais culturais da Praia dos Ingleses com suas oficinas líticas e da Praia da Joaquina, onde é possível compreender a formação geológica da Ilha de Santa Catarina. Em ambas as praias a paisagem dos ecossistemas representa as restinga e dunas.

Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Palestra de Lançamento do livro Florianópolis para crianças, 10 roteiros a pé pela capital

Palestra de Lançamento do livro Florianópolis para crianças, 10 roteiros a pé pela capital organizado pelo Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias (DEBEC) – Prefeitura de Florianópolis Educação. Neste vídeo apresento os dez roteiros mostrados no livro contando um pouco sobre os pontos de visitação, da utilização dos mapas, das obras de arte apresentados no livro.

Palestra de abertura no evento I MOSTRA CIENTÍFICA DE ILHA SOLTEIRA: “Reuso e Reciclagem de Materiais”, sobre o livro Eu produzo menos lixo.

Palestra de abertura no evento I MOSTRA CIENTÍFICA DE ILHA SOLTEIRA: “Reuso e Reciclagem de Materiais”, sobre o livro Eu produzo menos lixo.

Seleção do livro “No céu e no mar, as aves das nossas praias” para o catálogo de Bolonha

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ lançou o catálogo em que reúne 87 obras de escritores e ilustradores brasileiros e que serão expostas no estande da entidade na Feira do Livro de Bolonha, na Itália. Com isso, a Fundação pretende mostrar ao mundo um panorama da produção nacional no ano de 2019. Os livros foram divididos nas categorias Ficção (para crianças e para jovens), Não Ficção, Poesia, Reconto e Livro de Imagem. Os livros ficarão expostos durante a Feira e depois serão doados para a Biblioteca Internacional da Juventude de Munique (Alemanha).

“Abelhas em apuros!”, artigo publicado na revista Ciência Hoje das Crianças

Já ouviu falar que as abelhas estão desaparecendo em várias regiões do nosso planeta? Infelizmente, isso não é notícia falsa. Em várias partes do mundo as abelhas não têm retornado para a colmeia, após saírem para sugar o néctar das flores. No Brasil, os apicultores – que são especialistas em criação de abelhas – informam que as abelhas estão morrendo dentro das caixas de criação. Por que isso está acontecendo? Por que o desaparecimento das abelhas é uma preocupação? A CHC ajuda você a descobrir agora!

Formação de professores em práticas de observação do mundo natural

Nos dias 18/05 e 01/06 foi realizada na Escola Sarapiquá em Florianópolis a Formação de professores em práticas de observação do mundo natural. As práticas de campo incluíram observações de partes das plantas, fungos, musgos, árvores e artrópodes. Foram momentos de imersão e possibilidades de entender e discutir a importância da aproximação das crianças para com o mundo natural através do ensino de Ciências.

Livro “Guardiãs da Natureza, como as RPPNs Protegem os Rios e a Biodiversidade” recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia

A RPPN Catarinense recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia, com o Projeto do Guia de Educação Ambiental “Guardiãs da Natureza, como as RPPN Protegem os Rios e a Biodiversidade”. Em sua 25ª Edição, o Prêmio Expressão de Ecologia se consolida como a maior premiação ambiental do sul do país, com 2.643 cases inscritos, ao longo desses anos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul.

A cerimônia de premiação ocorreu na sede da Fiesc, o Fórum de Gestão Sustentável 2018 foi realizado no dia 31 de agosto, em Florianópolis (SC), reunindo autoridades, representantes de empresas, ONGs e setor público que são destaques em sustentabilidade na região Sul do Brasil.

A RPPN Normando Tedesco realizou distribuição do Guia de Educação Ambiental nas escolas

A RPPN Normando Tedesco realizou a distribuição dos Guias de Educação Ambiental “Guardiãs da Natureza”, produzido pela Associação RPPN Catarinense, nas Escolas de Balneário Camboriú.

A RPPN pertence ao Parque Unipraias que desenvolve o Projeto Parque Escola – A diversão que educa, que objetiva divulgar a importância da preservação de um dos mais ameaçados biomas brasileiros, a Mata Atlântica. O projeto tem como público-alvo os estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Santa Catarina.

Educação Ambiental de Corupá é destaque no Guia Guardiãs da Natureza

Nos dias 9,10 e 11 de julho houve o lançamento do Guia de Educação Ambiental – Guardiãs da Natureza, elaborado pelas Reservas Particulares do Patrimônio Natural  (RPPN´s) de Santa Catarina, dentre elas a Rota das Cachoeiras.

O evento aconteceu no Costão de Santinho, em Florianópolis. Na ocasião, a RPPN Emílio Fiorentino Battistella – Rota das Cachoeiras representada por Reinaldo Langa e Francieli Bronstrup representando o município de Corupá, apresentaram o trabalho de Educação Ambiental, realizado em parceria.

Escolas municipais de Macapá recebem 1,5 mil livros sobre educação ambiental – Matéria no Globo G1

Foto: Carlos Alberto Jr/G1

Com o intuito de incentivar a leitura e a consciência ambiental ao mesmo tempo, uma parceria entre a prefeitura de Macapá e o Ministério Público do Trabalho (MPT) resultou na doação de 1,5 mil livros didáticos para alunos do 4º ano, de 13 escolas municipais.

Escolhemos um livro que é didático e que conversa diretamente com os alunos. Uma vez que a intenção é também incentivar a leitura. Para isso o livro escolhido é divertido, informativo e de fácil leitura…

Prefeitura e Ministério Público do Trabalho entregarão 1.500 livros para alunos da Rede Municipal – Matéria no site da Prefeitura Municipal de Macapá

A escolha do livro, de autoria de Cristina Santos e ilustração de Freekje Veld, não foi aleatória. “Está fundamentada em um trabalho de construção de uma geração cuidadora, indo ao encontro do programa Macapá mais bonita, sem dengue e sem zica, implementado nas escolas municipais em 2015…

Matéria na revista Ciência Hoje das Crianças sobre o livro Eu produzo menos lixo!

Pensar sobre como nosso estilo de vida gera lixo e o que fazer com ele é o objetivo deste livro. Ele traz também uma reflexão importante: precisamos repensar nossas atitudes e recusar – ou seja, deixar de usar ou de comprar – coisas sem muita utilidade. Eu, você, todo mundo pode ajudar a produzir menos lixo!

“Os 5 erres do lixo”, artigo publicado na revista Ciência Hoje das Crianças

Os cinco erres – ou 5Rs – não são os super-heróis do momento. Na verdade, trata-se de uma proposta para a conservação do meio ambiente que tem o objetivo de nos conscientizar e nos levar a gerar menos lixo. É hora de termos uma conversa sobre os cinco erres!

Resenha do livro Cada macaco com seu filhote

A autora traz aspectos importantes sobre algumas das famílias de primatas, dentre as 100 (cem) existentes no Brasil. […] Como se comportam no cuidado dos filhotes desde o seu nascimento, desenvolvendo a curiosidade, cooperação, companhia, cuidado, proteção, ensino, laços afetivos, brincadeiras, amizade e aprendizado sobre alimentação, hábitos, perigos e exploração do ambiente.

Resenha do livro O que dizem os animais

Entremeando as cores e os movimentos dos animais, a autora traz informações importantes sobre suas formas de vida com muita leveza. E, ao final da narrativa, para quem quer saber mais, ela disponibiliza o nome científico dos animais, onde moram e outras curiosidades. Acompanha, ainda, o livro um encarte com doze questões para o leitor responder sobre o texto.

Resenha do livro A vida secreta das formigas

O livro tem o caráter informativo, apresentando conhecimentos científicos sobre a vida “secreta” das formigas. Embora o livro seja do gênero informativo, sua narrativa é leve e aproxima o leitor criança das diferentes espécies (formigas-cortadeiras; formigas-de-rodeio; formigas-tecelãs; formiguinha bromélia, entre outras), e permite o conhecimento da diversidade dos habitats e da vida cooperativa desses insetos.

Resenha do livro Florianópolis a capital em uma ilha

A narrativa é desenvolvida em primeira pessoa; é a própria ilha de Florianópolis que conta sua história e, ao mesmo tempo, é a sua protagonista. O enredo é marcado por acontecimentos que ganham vida nas páginas iniciadas com letra capitular. […] A leitura do livro é um delicioso convite a fazer uma incursão pela história da ilha de Florianópolis.

Resenha do livro Abecedário da natureza brasileira

No livro, a autora tenciona apresentar toda a riqueza de vida da natureza brasileira, com intuito de chamar a atenção para a fundamental ameaça à biodiversidade, à ação humana, com os desmatamentos, queimadas, alterações climáticas e mudanças nos ecossistemas. Destaca também ser necessário criar uma rede de proteção, interesse e respeito e, ainda, a importância de conhecer diferentes estruturas de preservação do meio ambiente.

Resenha do livro Um por todos, todos por um: a vida em grupo dos mamíferos

A narrativa traz curiosidades sobre a vida de cada um dos mamíferos, locais onde podem ser encontrados, como se protegem, como se alimentam, o nome cientifico de cada mamífero, entre outras informações. A ilustração complementa as informações e se destaca pelos ricos detalhes utilizados para ilustrar os mamíferos, além das cores escolhidas para complementar as imagens.

Matéria do Departamento de Educação Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram)

O livro e jogo buscam promover conhecimento sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, bem como sensibilizar para as questões ambientais próprias do Estado de Santa Catarina, despertando o senso de cuidado e de preservação da natureza.