Em 2008, comecei a publicar livros informativos para a infância. Sim, a presença de uma criança faz despertar novos desafios. Me encantei com a possibilidade de escrever sobre o comportamento dos animais, as paisagens e as árvores do Brasil utilizando uma linguagem de fácil entendimento. E assim as ideias foram se concretizando através dos títulos publicados ano após ano. Sabe, eu acredito de verdade que, a partir do conhecimento passamos a cuidar e dar importância ao mundo natural. Os livros com temáticas ambientais despertam o entusiasmo para se estar junto da natureza, estimulam a curiosidade, propiciam o conhecimento por meio de diversas possibilidades.
Escrever e pensar sobre como tratar temas que apresentem a biodiversidade tem sido um trabalho que me proporciona enorme prazer. Mas com o passar do tempo meus interesses se ampliaram, afinal sou uma pesquisadora! Em 2011, através de um convite da Cortez Editora, escrevi o livro Florianópolis: a capital em uma Ilha. Foi desafiador preparar esse livro, pois eu não havia nascido nesta cidade, mas já vivia nela há quatorze anos, tempo para conhecer seus ambientes naturais que sempre me encantaram. Precisei ler muitos livros e conversar com várias pessoas nativas da cidade. Conhecer a história da formação de Desterro (atual Florianópolis) provocou-me um encantamento imediato. Eu passei a me sentir parte deste lugar. A partir dessa experiência, comecei a ter ideias de como mostrar a beleza desta cidade através de seus patrimônios arqueológicos, patrimônios históricos arquitetônicos e imateriais, além dos ambientes naturais. Em 2021, publiquei o livro-guia Florianópolis para crianças, 10 roteiros a pé pela capital. São passeios que propiciam a contemplação e observação dos detalhes de uma cidade cheia de histórias. Então, cheguei num outro lugar muito interessante na minha vida, que é a educação patrimonial, onde podemos pensar que: a partir do conhecimento passamos a cuidar e dar importância para as cidades onde vivemos!
Os livros que já publiquei com ilustradores talentosos e amantes da fotografia obtiveram reconhecimento em diversas áreas: nas compras governamentais para bibliotecas de escola públicas de todo o país; para fazer parte dos livros que representam o Brasil no Catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha (Itália); mais recentemente, o livro Passarinhos da Mata Atlântica recebeu reconhecimento de livro informativo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Espero que ao navegar por este site, você fique curioso para conhecer os livros e as atividades que eu realizo junto aos leitores.
Cristina Santos has been living in Florianópolis since 1997, the capital of the state of Santa Catarina. She is a biologist and PhD in Animal Behavior. Passionate about the Brazilian nature, she has been dedicating herself to transmitting her knowledge about animals and environmental themes to children, through informative books with easy-to-understand language. Having worked herself as a wildlife biologist tracking primate populations, Cristina Santos brings firsthand enthusiasm to her work as well as knowledge gleaned from the field. The illustrations show the beauty of the natural world, besides adding information about all scientific themes. In Brazil, some books written by Santos were already selected by the Ministry of Education and Culture for the Program of Library in Public Schools and also selected by the National Foundation for Children and Youth Book.